sábado, 10 de julho de 2010

DIRETAS JÁ - DEMOCRACIA NA COPA

Apoiado por mais de 1/3 da Câmara, o Deputado Federal Armando Górgias, do PFF - Partido da Frente Futebolística -, apresentou em 08/07/10, uma PEC importantíssima para Estado brasileiro, na medida em que fomenta a participação popular na escolha do representante de um dos cargos mais relevantes para a estrutura política nacional.

A PEC, apelidada carinhosamente de Diretas Já, visa criar eleições diretas para uma das funções mais importantes do Brasil: a de Técnico da Seleção Brasileira de Futebol. “O povo, numa democracia, deve escolher seus próprios caminhos. Escolhemos, desde o fim da ditadura, os membros do Legislativo e os Chefes do Executivo; por que não ir às urnas, então, para escolher o Técnico da Seleção Brasileira de Futebol? Poucos sabem, mas a CBF é de natureza privada, o que é um absurdo! Chega de decisões indiretas; chega de escolhas equivocadas: entreguemos ao povo o que lhe pertence!”, asseverou Górgias, na defesa da PEC.

Apesar do apoio da maioria ao Deputado do PFF, membros da oposição criticaram a proposta. “Embora a função seja de suma importância, não nos parece adequado, na atual conjuntura, apoiar uma alteração constitucional dessa monta. A medida vem em má hora; trata-se, na verdade, de pura demagogia levantar essa bandeira em ano eleitoral”, afirmou o Deputado João Pernadura. “A PEC é, sem dúvida, inconstitucional; além disso, a sua aprovação aumentará os gastos do Estado, vez que os titulares de funções semelhantes deverão ser escolhidos da mesma forma, em razão da isonomia”.


Deputados mais radicais já sugerem emendas à proposta de Górgias: escolher só o Técnico é pouco, o povo deve escolher a seleção inteira, todos os jogadores - titulares e reservas. “O povo deve ir às ruas exigir o que a Carta Maior lhe assegura no parágrafo único do artigo 1º: 'todo poder emana do povo'! 

Viva a democracia!




5 comentários:

  1. O parlamentar Ney Mar dos Santos, do Partido dos que ficaram de fora, dá total apoio à proposta, mas argumenta que o verdadeiro problema é o persistente patrimonialismo brasileiro, já que entidade de tal importância para o país (CBF) é ainda pessoa jurídica de direito privado. Talvez o nosso destino fosse outro se o governo de Nassau tivesse suplantado o domínio lusitano.
    Porém nem tudo está perdido, nosso guru, que não é um polvo, mas é da mesma família, vaticina: O Brasil é o país do futuro. Salve a seleção!

    ResponderExcluir
  2. Salve a seleção! Que a Praça dos Três Poderes seja transferida para o Maracanã e que a CBF seja imediatamente estatizada!

    Torcedores de todo o Brasil, uni-vos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei os comentários do Fernandes! Seria mais hilário se não fosse trágico!

    A PEC reflete o típico exemplo do permanente estado de "ócio criativo" (leia-se, falta do que fazer) em que encontram-se nosso parlamentares, para não dizer do total descomprometimento da medíocre classe política brasileira com o interesse público!

    Pior é constatar que ainda há quem disperdice seu precioso voto elegendo um sujeito destes!

    Paul Octopus pra técnico da seleção brasileira na Copa de 2014!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Também adorei os comentários do Fernandes!

    Podemos até lançar a campanha pro técnico que comandará a seleção até 2014!

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Nelma, o Fernandes arrebentou mesmo. E ainda esclareceu qual é a natureza jurídica da CBF, qual seja, pessoa jurídica de direito privado.

    Fernanda, a Nelma já começou a campanha!
    Parece-me que essa campanha vai ter mais atenção que as tradicionais eleições...

    ResponderExcluir